Coordenador : Renata Tucci
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389900.2201.273353.23022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão beneficiados pelo projeto estudantes do curso de odontologia, biomedicina e fonoaudiologia do ISNF e estudantes de outros cursos de saúde de outras universidades do município de Nova Friburgo/RJ, bem como a população de comunidades afastadas do município de Nova Friburgo, que não tenham acesso fácil à informações de saúde.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido nos municípios discriminados, após contato com lideranças de saúde, equipes de saúde da família e em locais previamente determinados por eles. A equipe realizará um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce das lesões bucais e do câncer de boca. Além disso, palestras serão ministradas no campus do ISNF, com convite para todos os estudantes universitários / profissionais de saúde que desejem participar.
Objetivo
Este projeto tem como objetivos: - Abranger a população, em especial os mais vulneráveis e em situação de risco para desenvolvimento de lesões orais, principalmente o câncer de boca, de modo a esclarecer dúvidas sobre o papel do dentista, informar sobre as lesões de cavidade oral mais frequentes e quando se deve procurar um especialista, além de demonstrar como o cirurgião-dentista pode auxiliar no diagnóstico de lesões bucais precocemente, aumentando significativamente as chances de recuperação. - Melhorar a capacitação dos alunos graduandos em Odontologia, a fim de que o aperfeiçoamento e estudo do diagnóstico de lesões bucais seja uma etapa frequente em sua formação, desde os períodos mais básicos/teóricos, durante o período em que cursam Patologia Oral, até as práticas clínicas mais avançadas dos períodos finais. Dessa maneira, pretende-se manter os estudantes atualizados e sempre em contato com tais conteúdos, consequentemente aumentando sua habilidade e atenção à possíveis lesões que encontrem no restante de sua caminhada discente e posteriormente em sua jornada profissional.
Resumo
O cirurgião-dentista é o profissional responsável por diagnosticar lesões que acometem a cavidade oral, incluindo as desordens orais potencialmente malignas e o câncer de boca, através do exame físico, biópsia e análise histopatológica do espécime. Além disso, ele também deve participar da prevenção primária alertando os pacientes sobre os grupos e os fatores de risco. O câncer de boca é uma neoplasia maligna que atinge principalmente a língua e soalho de boca. O grupo de risco é composto por homens acima de 45 anos, fumantes e etilistas. Os carcinomas de células escamosas correspondem a mais de 90% dos casos de câncer oral e de orofaringe. Possui uma etiologia multifatorial que resulta de uma relação entre fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo o tabaco e o álcool os principais responsáveis. A escolha do tratamento varia com o estágio do tumor, em estágios iniciais a terapia de escolha costuma ser a cirurgia e em estágios mais avançados a radioterapia costuma ser o tratamento de eleição. Mesmo com uma conjuntura que facilita o diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente, o que afeta de forma negativa o prognóstico do paciente. Este trabalho tem como objetivo levar conhecimento até a população, para demonstrar como o cirurgião-dentista pode auxiliar no diagnóstico de lesões precocemente, bem como capacitar estudantes de odontologia e de cursos da saúde, a fim de que o aperfeiçoamento do diagnóstico de lesões bucais seja uma etapa frequente em sua formação, visando alterar o quadro de diagnóstico tardio de lesões bucais.